9 de novembro de 2014

POLVÍRIS 2 - ÂNGELA MARIANO

Na sexta- feira saímos da escola e fomos lanchar ao "Pompom" que tem umas torradas de 5 estrelas e o Polvíris adorou-as.
A seguir fomos para casa, onde nos esperavam a Diva (a nossa cadela), a Tunica e a Flausina (nossas gatas).
Fiz os meus T.P.C, fui tomar banho e vimos televisão até à hora de jantar. A seguir fiz para o Polvíris  uma caminha e deitei-o para ele descansar um bocadinho.
Quando eu fui vestir o pijama, ele acordou cheio de fome! Então a minha mãe fez-nos leite quente com chocolate e bolachas e depois de ficarmos aconchegadinhos, ela contou-nos uma história.






No sábado acordámos, tomámos o pequeno-almoço, vestimos-nos e fomos para a casa da minha avó materna. Fomos ao parque infantil, almoçámos e a seguir andámos de acelera com o meu avô. Mais tarde a minha mãe foi-nos buscar.
Quando o meu pai chegou, fizemos a lista das compras e fomos ao Forum Almada, onde vimos a exposição de Clássicos, a seguir fizemos as compras e aproveitámos para jantar no KFC. 
Depois fui para casa, vesti  o pijama e fomos dormir.
No domingo, a minha mãe cozeu o buraquinho que o Polvíris tinha num tentáculo, mas não o magoou. Depois do almoço, fomos ao café e fomos ao circo.
Foi um grande espectáculo! Nós divertimos-nos imenso!
Já era noite quando terminou e nós fomos buscar o meu irmão a casa da mãe dele. Seguimos para casa, onde os meus pais fizeram o jantar e aqui estou eu a contar a todos as minhas aventuras com o Polvíris.

AS VINDIMAS

TEXTOS ENVIADOS PELOS ALUNOS SOBRE O TEMA.




Eu aprendi que nas vindimas, primeiro é a colheita das uvas que se colhem para dentro de um balde que é levado para um camião. Depois, o camião leva as uvas para uma casinha, onde está uma máquina que se dá à manivela e que esmaga um bocado as uvas para um tanque. 

A seguir as pessoas vão descalças para dentro do tanque e com os pés bem limpos esmagam as uvas, enquanto dançam e cantam em espírito de equipa. Também há sempre alguém a tocar um instrumento, para entreter as pessoas que pisam as uvas que depois se transformam em vinho, para as pessoas o beberem. Uns homens com muita força, levam esse vinho todo para uma fábrica, onde os trabalhadores põem o vinho dentro de garrafas de vidro pronto para ir para as lojas e ser comprado.


GUSTAVO MANUEL





Nas vindimas aprendi que apanham as uvas e as metem para um balde, depois levam-nas para um carro e transportam-nas até à adega. Enquanto eles apanham as uvas, há alguém que sabe tocar um instrumento, para animar aqueles que estão a fazer a colheita, tocam o instrumento  que melhor sabem tocar .


Praticamente, só apanhavam as uvas das videiras em dias de sol, porque é o melhor tempo para a colheita e quando a fazem alguns levam chapéu na cabeça .

Quando chegam à adega, despejam o balde com as uvas no lagar e depois vão lá para dentro, pisam-nas e dançam conforme a música que toca no instrumento.
Todos sabemos que a especialidade do douro é o vinho, tem excelentes videiras, vários bons vinhos e uma paisagem magnífica ao largo do rio douro.

NUNO DOMINGUES






As vindimas são feitas em Setembro.
São convidadas pessoas que são amigas ou pessoas da família, para as fazerem em convívio. Logo de manhã, as pessoas começam a cortar as uvas da videira, põem as uvas dentro do caldeiro, para serem transportadas pelo trator para o lagar.
No lagar põem uma máquina a trabalhar e de caldeiro em caldeiro põem na máquina as uvas e estas são moídas, saindo o molho das uvas que faz o vinho.
Este molho vai para dentro das vasilhas e por fim as pessoas do mundo bebem o vinho.

TOMÁS SILVA





Há muito tempo, um grupo de amigos achou que as uvas não eram só para comer, então, eles tentaram fazer uma coisa diferente.
Até ao resto das suas vidas fizeram colheitas de uvas, meteram as uvas num tanque e espremeram-nas com os pés.
Como espremer as uvas com os pés é muito cansativo, estes senhores cantavam músicas animadas e divertidas para que fosse mais fácil.
O sumo dessas uvas era guardado em pipas de madeira, durante algum tempo, para que se transformasse em vinho.
Ainda hoje se faz vinho desta maneira, mas também se podem utilizar máquinas.

AFONSO FIGUEIREDO





As vindimas são quando as uvas estão boas e as pessoas as apanham.
Quando as pessoas apanham as uvas põem-nas num balde grande, depois juntam os baldes todos e colocam-nos num trator grande que leva as uvas para o lagar. No lagar as uvas vão para uma máquina onde se dá à manivela e as uvas vão para um tanque comprido. Depois de moídas podem ser pisadas pelas pessoas se for uma colheita pequena, porque se for uma colheita grande, para as fábricas de vinho, são as máquinas que fazem esse trabalho.

CAROLINA DIAS



É no outono que se fazem as vindimas. Nesta altura as uvas já estão maduras e prontas a ser colhidas, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio, para depois produzir o vinho do ano.
Juntam-se um grupo de pessoas que vindimam os cachos, apanhando-os à mão ou utilizando uma tesoura para os cortar. As uvas são recolhidas em cestos, que depois de colocados no trator, são transportados para o lagar. Aí, as uvas são pisadas com os pés pelas pessoas para fazer vinho doce.
Em novembro, pelo S. Martinho, comem-se as castanhas e já se prova o vinho novo.

RENATO LEPUSTEANU




No outono, as pessoas começam a recolher as uvas para fazer vinho.
Os vindimadores cortam os cachos de uvas docinhas. Os cestos, depois de cheios, são transportados para o lagar.
No lagar, os homens e as mulheres vão esmagando as uvas com os pés. Ouvem-se lindas cantigas ao som da concertina.
Depois, o sumo das uvas ou vinho é recolhido em pipas, cubas e tonéis feitos de madeira...
No mês de Novembro, os agricultores vão à adega e provam o vinho das pipas.

DANIELA SANTOS






Hoje, dia 25-10-2014 aprendi que as uvas nascem das videiras.
Pelo final do verão as uvas são apanhadas e colocadas num balde.
Cortam as uvas das videiras com tesoura, depois dos baldes estarem cheios as pessoas carregam-nos para um camião. Às vezes uns tocam instrumentos musicais enquanto as outras pessoas estão a colher as uvas e quando acabam a colheita vão dançar:
 -Uau que grande esforço !!!
Passado um tempo levam as uvas para a adega para uma máquina que as tritura, a seguir começam a pisar as uvas e para animar a malta começam a dançar ao som da música que os outros tocam.
Depois das uvas estarem pisadas, o sumo das uvas é separado e guardado em pipas onde vai fermentar, transformando-se em vinho.

Em Novembro, pela altura das castanhas abrem-se as pipas e prepara-se o vinho, chama-se água-pé.  

MARTIM SANGUINHO